Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES POSSÍVEIS E EXISTENTES ENTRE AS DISCIPLINAS APRESENTADAS POR PETER SENGE.

DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES POSSÍVEIS E EXISTENTES ENTRE AS DISCIPLINAS APRESENTADAS POR PETER SENGE.

DOMÍNIO PESSOAL

A capacidade de produzir resultados a partir da associação de princípios, métodos e técnicas. Pode ser estimulada pelo ambiente organizacional, mas surge da motivação própria, da atitude criativa de cada um. Mostra-se através da articulação da visão pessoal, da clareza de visão em relação à realidade e do comprometimento com a obtenção de resultados afinados com esta visão.
A prática da maestria pessoal gera um sentimento de satisfação que renova as energias e reforça a confiança na capacidade de realizar a visão pessoal e coletiva, aumentando a compreensão das tensões criativas, a acertividade das escolhas, o sentimento de realização individual e compartilhado.

As organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional.
Aprender continuamente como ver a realidade  atual com mais clareza, não significa adquirir mais informações , mas sim expandir a capacidade de produzir os resultados que realmente queremos.O domínio parte da “dominância” sobre pessoas ou coisas, mas também pode significar o poder, o controle, em uma habilidade que o indivíduo possui.

MODELOS MENTAIS


São imagens e narrativas internas que cada um produz sobre si mesmo e sobre o mundo, que atuam como filtros para as percepções e reações. Sua prática faz com que o caráter arbitrário dos mecanismos defensivos venha à tona, aumentando a consciência sobre a sua constituição e abrindo espaço para o entendimento dos mecanismos internos (modelos mentais) das outras pessoas.

É possível assim enriquecer os processos de interlocução e de compreensão de cenários a partir de diferentes visões sobre os clientes (o que os leva a procurar um assunto /produto/ serviço um determinado site?), concorrentes (a partir de que pressupostos percebo que os concorrentes agirão de uma determinada forma?), tendências (quais os possíveis rumos a tomar, como o mercado estará daqui a um tempo?), abrindo caminho para a transformação e o aperfeiçoamento do modelo de negócio.
Moldam nossa forma de agir, envolve o que fazemos afetam o que vemos, pois dois indivíduos podem descrever um evento de formas diferentes, pois vêem os detalhes e interpretações diferentes moldando nossas visões. As habilidades de reflexão em desacelerar nossos próprios processos de pensar, a fim de que possamos nos tornar mais conscientes de como formamos nossos modelos mentais. Habilidades de indagção- como interagiram face a face com outras pessoas.O conhecimento tácito parte dos modelos mentais e trazê-los a explícito, requer desafiá-los, deve-se obter uma prática de reflexão, relações inter - pessoais para que a praticada.O aprender ao longo da vida requer pensar com seus próprios pensamentos, aprender fazendo. (SHÕM)

VISÃO COMPARTILHADA


É a perspectiva de futuro que une as pessoas numa organização. É construída a cada dia através da articulação dos sentidos comuns de visão, valores, objetivos tanto em relação ao universo interno quanto em relação ao mundo exterior.
Dentro da organização uma força de inspiração por uma idéia e quando evolui é estimulante o suficiente para obter aproveitamento de mais de uma pessoa, deixa de ser abstração. São imagens que fazem parte da organização. A visão compartilhada é realmente quando os indivíduos da organização possuem a mesma imagem e se compromete a manter esta imagem, algo em comum tanto para os indivíduos quanto para a organização.EX. Com a cultura , a missão e os valores da empresa estarem na mesma visão dos colaboradores que ajudaram nos processos de aprendizagem.

APRENDIZAGEM EM EQUIPE


Realizado por um grupo de pessoas que necessitam umas das outras para chegar a um resultado, visa ao aprimoramento da capacidade de cada membro de pensar e agir de forma coordenada e com senso de unidade. É praticado através do diálogo (processo de pensamento coletivo que inclui nuances de tempo, tonalidades, sentidos) e da discussão hábil, para a defesa de escolhas.
Sinergia (participação de todos), alinhamento e desenvolvimento em equipe de criar os resultados que os membros desejam. Base pelo domínio pessoal, onde conjunto de práticas e habilidade individuais é compartilhar no trabalho em equipe com suas visões pessoais em uma única visão, um precisa do outro para a aprendizagem em equipe.

PENSAMENTO SISTÊMICO 

Faz com que o indivíduo enxergar o TODO da organização.


Ex: enxergar a árvore , mas perceber os galho, os frutos, as raízes.







-O livro de SENGE " A QUINTA DISCIPLINA" , editora Best Seller, pgs.178 á 329. 

COMENTÁRIOS (CRIADORES DO BLOG) 

É importante o funcionamento de todas as disciplinas , em seus respectivos aspectos individuais que se tornam um conjunto.
Domínio Pessoal : as habilidades que o indivíduo possui e poderá possuir no decorrer de sua vida, têm parte como  principal  os Modelos mentais que é o modo de agir de forma individual tendo diversas maneiras  de interpretação,  enxergar também o Pensamento sistêmico como base do indivíduo em domínio pessoal , pois a visão de poder visualizar não só exemplo : enxergar a árvore , mas perceber os galho, os frutos, as raízes.
O aprendizado em equipe , tem que ter o alinhamento (Sinergia) do que está sendo proposto, se identificando com os "MMS" , tendo como um conjunto de habilidades , podendo enxergar a realidade com mais  clareza. A visão compartilhada possui alguns pontos de base como o pensamento sistêmico para que seja praticada, pois através da visão de um todo em uma organização , o indivíduo poderá se identificar em algo aspecto como a missão da empresa, os valores, as normas de rh, que o motive ao compartilhamento de seus conhecimento tácitos os tornando explícitos.





Significado das abreviações:  "MMS" - Modelos Mentais

PRÓXIMA POSTAGEM "ZOOM" ....

Um comentário:

  1. Bom dia,

    Parabéns pela iniciativa!

    Para o desenvolvimento (pessoal, organizacional, de uma comunidade, de uma cidade, de um país e do mundo), não existe outro caminho que não seja através da educação tendo como foco a aprendizagem contínua.

    Visitem o meu blog: http://fazendodiferente.blogspot.com/

    Um forte abraço,

    Mauro

    ResponderExcluir