Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

POR QUE A MARCOPOLO QUER SER UMA EMPRESA QUE APRENDE?

 POR QUE A MARCOPOLO QUER SER UMA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE ?


De acordo com o trabalho de conclusão de curso de Hana Cristina Witt, apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entendemos que a Marcopolo uma vez diante de um mercado globalizado, extremamente competitivo e em constante mudança, necessita de se adaptar e mudar algumas posições de gestão e liderança, para posterior enquadramento no modelo de Aprendizagem Organizacional.


Partindo deste princípio o estudo acima revela que a empresa deverá estruturar um centro de educação corporativa, com um modelo de gestão com profissionais interno e externo, bem como cuidar das posições mais estratégicas, de modo a poder disseminar todo o conhecimento e futuras experiências, em todos os níveis corporativos.


O Estudo aborda detalhadamente as cinco disciplinas de Peter Senge bem como aplica seus conceitos e práticas no dia a dia da empresa.

Senge afirma que as organizações só aprendem através das pessoas que estão diretamente inseridas no contexto corporativo, e a aprendizagem individual não garante tão e somente com a aprendizagem organizacional.

Partindo deste princípio surgem as disciplinas essenciais de uma organização que aprende sendo elas Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Aprendizagem em Equipe, todos estes levando em consideração a doutrina de Peter Senge.

Domínio Pessoal – Parte do princípio que a busca do aprendizado contínuo de cada indivíduo nasce o espírito e cria a sinergia da organização que aprende. O Autor menciona o termo Domínio e Proficiência como princípio básico desta disciplina, de modo que a busca do conhecimento ou a aprendizagem individual vai muito além do necessário e envolve o espiritual da pessoa.  “aprender não significa adquirir mais informações, mas sim expandir a capacidade de produzir os resultados que realmente queremos na vida.” Peter Senge.
            É válido ressaltar e deixar claro que o Domínio Pessoal vai muito além de um simples conhecimento superficial ou até mesmo criterioso. As pessoas que são dotadas deste princípio são capazes de sempre buscar a superação e não estão satisfeitas com o chegar lá.



AVALIAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DA MARCOPOLO CONSIDERANDO O MODELO LEARNING ORGANIZATION.

  DOMÍNIO PESSOAL
 Na Marcopolo é formada uma massa crítica que responde as estratégias da empresa, levando esta empresa ao modelo Learning organization.
Este tipo de modelo faz com que a empresa possua muitos tipos de programas sociais como por exemplo: “A qualidade de vida” , onde o bem estar dos funciobnários e de seus familiares fazem parte da filosofia da empresa. 
A empresa valoriza os modelos mentais, proporciona a troca de experiências com as mais variadas culturas, preparando as pessoas para uma percepção do que é necessário fazer para crescimento organizacional, mas, não descarta as interpretações dos funcionários, valoriza a opinião pessoal.

 VISÃO COMPARTILHADA

Na Marcopolo são claro os objetivos da organização e a colaboração dos funcionários e o comprometimento de todos para otimizar resultados é solicitado.
Através de reuniões e informativos os temas de melhoria são colocados em práticas para  se fazer as mudanças necessárias;

APRENDIZAGEM EM EQUIPE

A aprendizagem é contínua dentro da organização, programas de desenvolvimento são colocados em prática  para  aprimorar o conhecimento de todos.
O projeto de trabalho em equipe é desenvolvido para colaborar constantemente e  aperfeiçoamento.

PENSAMENTO SISTÊMICO

O aprimoramento dos programas de capacitação  dos gestores tem sido contínuo para  melhor o desenvolvimento dos demais colaboradores de forma coordenada,
 para melhor desenvolvimento do trabalho em equipe,  isso se faz necessário porque falhas sempre ocorrem e as tomadas de decisões podem não ocorrer em tempo hábil e a empresa está sempre voltada a buscar resultados e não ocorra problemas para que a organização deixe de ser um modelo de Learning Organization.

ANÁLISE

 Observando as colocações da autora referente a busca da Aprendizagem da Marcopolo relacionando com o autor Peter Senge,verificamos que eles seguem o princípio correto, valorizando os indivíduos que fazem parte da organização, deixando claro a posição da cia e os objetivos a ser alcançados, afinal , esta é a única forma do trabalho fluir, quando há sintonia entre as pessoas.
O trabalho de desenvolvimento das pessoas para busca de resultados também é satisfatória. O que não se pode esquecer é que as pessoas têm objetivos pessoais e para crescimento individual nem sempre o aprimoramento oferecido pela organização se faz necessário.
As pessoas precisam estar cientes, ter domínio pessoal para saber aproveitar todas as oportunidades e saber que o aprender não ocupa espaço e que o aprendizado e importante para o desenvolvimento pessoal e é valorizado dentro das organizações.
O conhecimento das pessoas também deve ser valorizado no mundo dos negócios, a autonomia e a independência se faz necessária para implementação de inovações que ajudam a colocar em prática as ideias e assim ficarem mais integrados.
 È preciso que todas as informações sejam analisadas, registradas e compartilhadas para que se alcance o objetivo comum.
 Hoje, com o crescimento econômico e a globalização, as organizações precisam  estar sempre em constante aprendizado, todas as área da organização precisam estar buscando trabalho coordenado, tomando ações inovadoras, uma equipe ajudando a outra, difundindo as técnicas de aprendizado em grupo, trabalho difícil dentro da organização, porque as área da organização  normalmente trabalham em “ micromundo”.
 A Marcopolo  tem feito descobertas importantes no campo de aprendizado, tem integrado a teoria com a prática, verifica as áreas problemáticas, organiza trabalhos em grupo, elabora planos de ação, estabelece alvos, pesquisa melhorias e coloca em prática.
 Segundo Peter Senge, o trabalho é contínuo e não se pode esquecer que lidar com pessoas é importante e dar atenção as necessidades delas também.
A organização só cresce se estiver em busca de transformação e se estiver em constante sistematização do processo de aprendizagem, onde as pessoas que fazem parte dela estejam sempre atualizando seus conhecimento na busca de novas tecnologias.

Conclusão do grupo

O trabalho realizado pela autora junto a empresa Marcopolo foi muito bom, ela deixou claro os processos utilizados pela cia para se manter no mercado e ter conseguido grande crescimento.
Porém, estudando as disciplinas de Senge, verificamos que para que acha crescimento as organizações precisam realmente mudar a visão  arcaica de enxergar os indivíduos que trabalham na empresa e passem a valorizar os pensamentos individuais e os trabalhos em equipe, respeitando os indivíduos e suas necessidades e apoiando porque a organização só terá capacidade de aprender se os indivíduos também tiverem.
 As cinco disciplinas de Peter Senge precisam funcionar em conjunto e devem ser aplicadas como modelos a serem seguidos e não como métodos prisioneiros de um sistema.  



Obs: estamos estudando o posiconamento do trabalho científico acima, com o alinhamento e pensamento de Senge.

PRÓXIMA POSTAGEM IREMOS MOSTRAR A BIOGRAFIA DE MARIO SERGIO CORTELLA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário