Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DE MÁRIO SÉRGIO CORTELLA QUANTO: LIDERANÇA , GESTÃO E ÉTICA. LIVRO: QUAL É A TUA OBRA

LIDERANÇA

Em uma entrevista no dia 24/10/2007 fala sobre rever comportamento dos líderes nas organizações  segundo Cortella "Isso está acontencendo porque a competitividade exige refinamento maior das lideranças . Hoje só consegue competir quem tem líderes eficazes", diz o filósofo e consultor Mario Sergio Cortella, que está tratando do tema no livro Qual é a Tua Obra?(Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética ), da Editora das Vozes,
O líder precisa inspirar suas equipe com suas formas de motivação proporcionando  ambientes mais agradáveis atingindo a sinergia ,ter humildade e autoconfiança segundo Cortella "Ele precisa ser permeável ás mudanças, ter a mente aberta para a formação contínua e a capacidade de elevar a equipe.Para um líder atuar como mestre e aprendiz, ele tem de ser generoso, pois só assim ajudará seus colaboradores a se tornarem mais competentes e capazes", "Ser autoconfiante é diferente de ser arrogante autoconfiança que não é repartida não tem valor nenhum, por que gera má compreensão. Em primeiro lugar, um líder tem de ter humildade de aprender, de reconhecer que não sabe tudo."



Autor: Fátima Cardeal e Eduardo  Zanelato




Fonte: Canal RH
http://www.w3net.com.br/noticias/noticias_de_mercado/noticias_de_mercado/?noticia=132

Fonte da Charge:
http://www.bernardoporto.com/2010/01/as-12-causas-do-fracasso-na-lideranca/






COMENTÁRIOS  (Criadores deste BLOG)


A charge acima nos informa claramente que não se é um  líder abusando do  poder, usando de forma para se beneficiar com na história  "os reis e seus subordinados", mas sim ser um líder não requer somente o poder, a autoridade sobre sua equipe , mas sim ser uma referência a seus subordinados como modelo de gerir pessoas, é preciso ter a percepção de que as regras, normas e diretrizes que devem ser informadas  aos seus subordinados não necessitam ser imposta , mas sim mostrar aos benefícios inseridos  para que  todos compartilharem a mesma  visão , missão e valores da empresa , com intuito de alcançar os objetivos da organização. Cortela, menciona que a humildade é requisito primordial  para o líder se tornar líder , estar preparado a mudanças que são rotineiras no ramo do negócio é importante porém sem ter a flexibilidade de ouvir outras opiniões se tornará arrogante o que não é interessante na gestão de pessoas .




GESTÃO

O Tema Liderança segundo Marcio Sérgio Cortela está totalmente relacionado com gestão de pessoas, que por sua vez está inserida num contexto de grandes transformações, resultam uma ação difícil e que demanda muito trabalho no dia a dia dentro das organizações.

“Os ventos no mercado mundial batem para lá e para cá. Você pode não controlar os ventos, mas pode redirecionar as velas” disse Mario Sérgio Cortella ao público do Fórum HSM de Gestão e Liderança 2010.

Logo, a habilidade de poder se adaptar as grandes mudanças que ocorrem a cada minuto e ao mesmo tempo motivar, e garantir o engajamento da equipe para com os objetivos propostos são desafios mais comuns no mundo corporativo de hoje, de ontem e de amanhã.

Aproveitando o tema gestão e liderança, o autor também fala bastante do tema “Mudança é tragédia ou drama?” A tragédia está relacionada com algo que é inevitável, e o Drama é algo possível de intervenção. Logo, temos exposto nos mercados e diferentes seguimentos, empresas boas e ruins, empresas bem sucedidas e empresa estagnadas ou sem perspectivas de crescimento. Tudo depende do olhar, interação, e a interpretação que se dá para as diferentes oportunidades e ameaças que sempre estarão expostas.

Gestão segundo Cortela, é um conceito em construção, e a integração entre o executivo e as pessoas que estão inseridas no contexto corporativo.



COMENTÁRIOS (Criadores deste BLOG)


Gestão está relacionada diretamente com Liderança, o modo de gerir pessoas e liderar,  mo o líder  impor a sua autoridade, suas opiniões para Cortella não é ser líder, porém mostrar a seus subordinados que a organização depende de todos e que o líder que faz a gestão das pessoas, é exatamente um direcionador dos objetivos da empresa mostrando de uma maneira transparente e parceira , os benefícios de se seguir as normas e diretrizes, fazendo todos terem a visão que existe o  "ganha a ganha" se todos compartilharem suas idéias, contribuições no objetivo da organização, pois aprender a reconhecer que ser líder não significa saber  tudo, mas sim ser humilde em aprender  com seus colaboradores, se tornará cada vez mais um líder que enxerga as pessoas como parte fundamental na organização e posterior incluir os processos para que as pessoas possam desenvolver da melhor forma.


ÉTICA

Para Mário Sergio Cortela, Ética é um conjunto de valores e princípios que as pessoas usam para definir as três questões da vida que são:     
...Quero - Devo - Posso...
A Ética é definida através dos modos, através do exemplo, através de princípios da sociedade, religiosos ou não.
Ele define Ética como a recusa ao apequenamento da vida, do espírito, dos valores, da dignidade, do falecimento da esperança, é algo real e concreto.
Ética tem a ver com autenticidade e honestidade. É característica de uma pessoa íntegra, que não tem duas caras – como aqueles que dizem uma coisa e fazem outra.
As empresas em sua maioria, no Brasil, ainda não têm uma estrutura que pode ser considerada como uma ética aceitável, mas estamos no caminho. E esse estar no caminho tem uma relação muito direta com o fato de que uma parcela significativa dos consumidores demanda posturas mais éticas.
Se você entender a ética como sendo a proteção da integridade coletiva, da comunidade, dos colaboradores, do mercado, da relação com a área pública; se a entendermos como o conjunto de princípios e valores que dão sustentação a essa questão, temos uma série de abalos dentro do nosso País. Isto é: não podemos dizer que as empresas, em geral, sejam éticas. Aliás, não podemos dizer nem que as pessoas o são.
A ética precisa ser um componente do negócio. A suposição de que o negócio não precisa ser ético é uma má interpretação, primeiro trabalhar a questão no conjunto da organização, pois desta forma será estruturado os valores adotados, o que é possível e o que não, o que é aceito e o que não. Depois você tem as regras específicas para cada departamentos.


COMENTÁRIOS:  (Criadores deste BLOG)

A ética parte dos  princípios e os valores de um indivíduo ,  a organização possue  regras e normas que são impostas  , onde cada indivíduo irá analisar se está relacionado há algum valor ou princípio , podendo aceitar ou  não, isso poderá influenciar em seu comportamento, porém a ética é algo contínuo que no decorrer do dia-a-dia vai se construindo , cada indivíduo irá analisar se as mudanças á sua frente ,  fazem parte de algum de seus princípios e valores para que a prática seja efetiva.

A imagem acima  nos relata o conceito de Ética de forma explícita ,possuímos valores e princípios que desde "cedo" construímos tanto apra o ado "bom" quanto para o ruim" de acordo com os príncipios da sociedade em que vivemos, porém  o  indivíduo que não poderia ter roubado o "giz" pois não o pertencia, pela lógica o "querer", "poder" e o "dever" foi direcionado para um lado em que a sociedade pelo bem comun o puniria pelo ato, onde a ética deste indivíduo passaria por questionamentos na identificação dos motivos que o levaram ao ato.

Fonte da Charge: http://blogdoprotasio.blogspot.com/2010_05_01_archive.html


 PRÓXIMA POSTAGEM :  POR QUE A MARCOPOLO QUER SER UMA EMPRESA QUE APRENDE ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário